Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Santos e São Paulo empatam em jogo sofrível



São Paulo e Santos fizeram o quarto (e último) San-São do ano, e o primeiro que terminou em empate. Em um jogo horroroso, as equipes não conseguiram tirar o zero do placar, e o resultado prejudicou ambas as equipes. O São Paulo perdeu a chance de encostar no G4, e ainda foi ultrapassado pelo Botafogo. Já o Santos, parou nos 27 pontos e está só a cinco da zona de rebaixamento (claro que, existem times muito piores, e que não possuem Neymar).

O Jogo
O Santos foi a campo todo desfalcado, com um time quase "remendado", e sem Neymar. o São Paulo não pôde contar com Maicon, suspenso, e Lucas, na seleção. Diante dos fatos, o Tricolor entrou como um possível "favorito", mas em campo não conseguiu corresponder as expectativas. O primeiro tempo foi sofrível, com QUARENTA E NOVE passes errados. O Santos assustou apenas em um chute de fora da área do camisa 10 (!!!) Gérson Magrão (e bela jogada dele e de André), e o São Paulo em dois chutes de Luís Fabiano, um que parou em Rafael, e outro que parou na rede do lado de fora.
No segundo tempo, o Santos veio com Victor Andrade no lugar do nulo Patito Rodriguez, e deu mais movimentação ao ataque santista. O jogo "melhorou", o Santos criou oportunidades com Bruno Peres e André, e o São Paulo com Luís Fabiano e Jádson, mas todas disperdiçadas. Bernardo e Ademílson foram as apostas dos técnicos para mudar a partida, mas nada funcionou. Na parte final do segundo tempo, o São Paulo pediu pênalti em Luís Fabiano, em lance com David Braz. Eu marcaria, porque o ombro do zagueiro atinge mais as costas do atacante do que o ombro do mesmo. Mas é um lance discutível, não dá pra "crucificar" o árbitro, mesmo sabendo que ele poderia ter tido um desempenho melhor (no primeiro tempo também amarelou Felipe Anderson por simulação, sendo que ele sofreu a falta de Denílson, depois de também ter feito falta no mesmo). Ainda deu tempo para Denílson ser expulso, e Bernardo obrigar boa defesa de Ceni, em cobrança de falta. Zero no placar, e zero para os times.

 

Bola Cheia
Todos os torcedores que, assim como eu, viram a partida inteira (e principalmente a quem foi na Vila Belmiro). Parabéns!
Bola Murcha
Todos os 26 jogadores que atuaram (na linha) mais o juiz.

Opinião
O Santos ganhou um ponto, e o São Paulo perdeu dois. Por mais que Lucas faça falta, o time não poderia ter jogado como jogou hoje. Os laterais foram (ou são?) nulos, o ataque não correspondeu, o meio pouco se aproximou em busca de tabelas, e o que mais me irritou, a quantidade de passes errados. Uma coisa é errar passe na tentativa de uma enfiada de bola, outra é errar passe de meio metro por pura burrice. E isso aconteceu, dos dois lados, diga-se de passagem. Cada erro de passe absurdo, que te faz pensar o porque não virou jogador de futebol.
Se o São Paulo tivesse confirmado o favoritismo na quarta, contra o Inter, e hoje, contra o Santos, estaria com 40 pontos, e no G4, com mais tranquilidade para a próxima partida. Agora, além dos três pontos que terá que tirar pro Vasco, também temos o Botafogo na frente. E pra piorar tudo, a próxima partida é nada mais nada menos do que contra o Atlético-MG, e lá. Claro que, futebol não é ciência exata, e o São Paulo tem condições de vencer lá, principalmente se jogar o que jogou contra Corinthians e Botafogo. Mas precisa resolver a vida logo, afinal daqui a pouco será tarde demais para buscar uma possível vaga na Libertadores.

Novela Ganso
Na chegada a Vila, João Paulo de Jesus Lopes (aquele que deve negar a minha existência, a do Ganso, e acho que a dele também), disse que o São Paulo não fará nova proposta, e que espera que o Santos avalie a última proposta, que foi muito boa, segundo o dirigente. Mas reza a lenda que o São Paulo estaria disposto sim a pagar a parte da multa que cabe ao Santos.
Já do lado santista, quem falou foi o lateral-esquerdo Léo, que defendeu Ganso, classificou a 'novela' como uma palhaçada, e que o Santos precisa valorizar quem já deu títulos ao time, e aproveitou para citar Elano, que saiu do Santos e hoje é um dos principais jogadores do Grêmio.
Ou seja, nada mudou, e a novela continua firme e forte, para a "alegria" de torcedores são-paulinos e santistas.

domingo, 2 de setembro de 2012

Bahia freia subida do São Paulo



Neste domingo, o São Paulo foi a Pituaçu, e perdeu para o Bahia, no quarto jogo entre as duas equipes na temporada (dois pelo Brasileirão, dois pela Sulamericana), o que novamente deixou o time longe do G4, e agora com a companhia do Internacional, também com 34 pontos. A equipe do Morumbi volta a jogar na quarta, as 22hrs, justamente contra o Internacional, no Morumbi. 

O Jogo
Desfalcado de Luís Fabiano, o São Paulo foi a campo com a mesma equipe que goleou o Botafogo, mas com Cícero no lugar do camisa 9. Já o Bahia, veio embalado da vitória em cima do Santos, em plena Vila Belmiro. E com o apoio da torcida, o Bahia esboçou uma pressão em cima do São Paulo nos primeiros minutos, mas sem criar grandes chances. Já o São Paulo apostava em contra-ataques, e em dois, Cícero finalizou ao gol, mas Lomba fez a defesa. Jádson também teve uma boa chance, mas que novamente parou em Lomba. O Bahia assustou apenas em algumas bolas aéreas. E o primeiro tempo terminou assim, 0x0, com um São Paulo jogando mal, porém mais perigoso.
O segundo tempo se manteve igual, com o São Paulo apostando nos contra-ataques, e o Bahia com mais posse de bola. Ney Franco tirou Maicon para colocar Osvaldo, e em um de seus primeiros lances, passou por dois e cruzou para a área, onde Cícero e Jádson estavam sozinhos. A bola foi para o camisa 10, que esperou ela chegar ao seu pé, mas Lomba foi mais espero e se atirou para defender a bola. Minutos depois, Rhodolfo saiu jogando errado, Paulo Assunção e Denílson não se entenderam, e Gabriel pegou a bola, passou pela marcação e bateu no canto, abrindo o placar. Daí pra frente o São Paulo e perdeu, e mesmo com as entradas de Wellington e Ademílson, o time não criou mais nada, e ainda esteve perto de tomar mais um. Derrota freia a boa fase são-paulina, mas diante da rodada que foi, não fecha as portas para uma vaga na Libertadores, e até um título.


Opinião
O São Paulo fez um péssimo jogo. Luís Fabiano fez falta sim, mas Jádson e Lucas pouco apareceram. E o sistema defensivo falhou mais uma vez, entregando (literalmente) um gol. Acho que se somar todos os gols entregues pelo São Paulo nesse Brasileirão (não digo erros, mas sim entregues mesmo), acho que estaríamos no G4.
Não acho que Ney Franco tenha errado na escalação, como muita gente diz (coisa que não diriam se o São Paulo tivesse ganho a partida). Foi uma aposta, ter um cara mais de área, e deixar Osvaldo para botar correria no segundo tempo. Mas achei que as alterações que ele fez depois do Osvaldo, tirando Cortez e Denílson para colocar Ademílson e Wellington, foram erradas, mas de longe não foi o que prejudicou o time. Ney tem um longo trabalho pela frente, mas é crucial vencer os próximos dois jogos, contra Inter, no Morumbi, e Santos, na Vila. Lembrando que, Inter não contará com Forlán, Damião e Guiñazu, enquanto o Santos não contará com Neymar e Ganso. E o São Paulo não contará com Lucas, na seleção. Mas quem sabe conta com o reforço de uma tal "ave"? Pouco provável, mas só saberemos na semana que vem.