O Jogo
O São Paulo começou bem a partida, e logo no seu primeiro lance de perigo, Jádson deu um belissimo passe para Luís Fabiano, que tirou o zagueiro, tirou o goleiro, e mandou pro gol. Seu 10º gol no Brasileirão (em 10 partidas disputadas), artilheiro ao lado de Fred, e comemorando seu 200º jogo em grande estilo. O gol não fez o São Paulo recuar, pelo contrário, continuou criando boas oportunidades. Jádson, Lucas e Luís Fabiano tiveram chances, mas pararam em Jefferson. O Botafogo praticamente não chegou ao gol de Ceni, e apenas reclamou um pênalti em cima de Cidinho. EU não marcaria, por mais que o Rhodolfo tenha errado o chute, o Cidinho se atira ao sentir o contato. Aliás, foi a única coisa que ele fez na partida, se atirar (tentou cavar outro pênalti no final do primeiro tempo). E o primeiro tempo terminou assim.
Já na volta do segundo tempo, o Botafogo voltou um pouco melhor, mais presente no ataque, e assustou em uma cabeçada de Elkeson. Mas depois, o São Paulo resolveu o jogo, muito também por uma substituição "louca" que deu certo. Ney Franco tirou Paulo Assunção, o volante pegador do time, e colocou um atacante, Osvaldo. E foi dele o segundo gol. Após boa jogada de Maicon, Luís Fabiano chutou e Jefferson espalmou, na sobra, Osvaldo mandou pro gol. Logo depois, Lucas fez bela jogada individual e mandou no cantinho. A partir daí o São Paulo administrou a vantagem, mesmo sofrendo alguns sustos, como em chutes de Elkeson e Renato, e em uma bola espirrada de dentro da área. Luís Fabiano ainda tomou o terceiro amarelo, e não enfrenta o Bahia. Mas esse cartão foi premeditado, já que ele será poupado de algumas partidas justamente para poder jogar outras e se lesionar menos. No seu lugar, entrou Cícero, que fechou a conta. Começou a jogada no meio campo, deu belo lançamento pra Osvaldo, que tirou Jefferson da jogada, e rolou para Cícero mandar pro gol sem goleiro. Vitória pra lavar a alma, e pra colocar de vez o time na briga pela Libertadores.
Opinião
Duas coisas estão cada vez mais claras. A primeira é que com o trio Jádson, Lucas e Luís Fabiano, o São Paulo vira outro time, com eficiência no ataque. E a segunda é que com a entrada de Paulo Assunção, a defesa está mais protegida, dando mais liberdade a Maicon e Jádson. Claro que algumas coisas (e jogadores) precisam melhorar. Rhodolfo vive uma fase sofrível, mas hoje não comprometeu. Douglas fez uma partida bem abaixo do normal, errando muito. Cortez foi razoável, mas precisa ser mais efetivo na hora de atacar. Com as voltas de Wellington e Cañete, o time tende a evoluir. Evitando lesões, e a zaga se acertando, o São Paulo tem grandes chances de Libertadores. De título talvez, não dá pra descartar se o time continuar jogando bem, até porque a última vez que deram 1% de chance de título ao São Paulo, vocês lembram o que aconteceu, né? "Amigo, é seis, é seis!"
Novela Ganso
Hoje a novela teve mais um episódio. O São Paulo fez uma nova proposta, de aproximadamente R$30 milhões, que foi "rejeitada liminarmente", como foi dito pelo Santos em nota oficial. E mais, o clube santista deve preparar um dossiê contra o São Paulo, alegando aliciamento. O fato é, Ganso fará sua 7ª partida na semana que vem, e se tomar cartão, fará no outro domingo, justamente contra o São Paulo. Até lá, a novela não deve acabar, já que o São Paulo não descarta uma nova oferta, mesmo sabendo que a postura do Santos não ajuda.
Ganso: não sabe se fica, se vai... |
Opinião²
O Santos tem todo o direito de não vender o Ganso, e exigir a multa. Mas eu me pergunto, afinal de contas, o que o Santos quer com o Ganso? Quer só punir o atleta e perder dinheiro? A relação de Ganso com o Santos está insustentável, a ponto do próprio presidente "jogar" o Ganso contra a torcida, e o atleta também criticar a postura do Santos. Claro que, de santo ninguém tem nada. Ganso já deu declarações que poderiam ser evitadas. Mas se o Santos não quer o atleta, tem que tentar valoriza-lo para vender, certo? E o Santos tá fazendo justamente o contrário. NINGUÉM vai pagar o que o São Paulo oferece. E o Santos corre o risco de perdê-lo de graça, ou pelo menos por muito menos.
Outra coisa que me chama atenção é a parte da nota oficial que diz que a oferta foi "rejeitada liminarmente", o que quer dizer provisoriamente. E na mesma nota, o Santos "ataca" o São Paulo. Ora, se foi rejeitada provisoriamente, porque a crítica ao São Paulo? E detalhe, foi o próprio Santos que AUTORIZOU o São Paulo a fazer propostas pelo meia. E na mesma nota, o Santos declara apoio ao Ganso, mesmo com o presidente o criticando (assim como a primeira nota oficial), e mesmo com o clube praiano não fazendo o mínimo esforço para blindar o atleta.
Pra mim, está claro que o Santos tem medo de negociar o Ganso e vê-lo arrebentar em outro time, o que é bem normal. Por outro lado, vejo que o clube se perdeu no meio do caminho. Não sabe se apóia, se não apóia, se vende, se não vende... desde o início dessa "novela", não há uma só postura do Santos, e sim várias. E nessa história toda, o mais prejudicado é o próprio Santos, que está jogando com 10 toda partida. Enquanto isso, o São Paulo só assiste. Se vier ótimo, se não vier não muda absolutamente nada.
0 comentários:
Postar um comentário