O Brasil ganhou seu segundo amistoso preparatório antes das Olimpíadas. E venceu bem, 4x1 na boa seleção dos Estados Unidos, com gols de Neymar, Thiago Silva, Marcelo e Pato. Agora, o Brasil pega o México no fim de semana, e fecha a rodada de amistosos contra a Argentina, jogo que tem tudo pra ser um "teste final" nessa seleção, que carece de vitórias contra grandes adversários.
No geral, o Brasil jogou bem. Não foi uma seleção espetacular, mas muito melhor do que mostrou em amistosos passados. No famoso 4-2-3-1, a seleção havia jogado bem pelo lado direito contra a Dinamarca, com Hulk e Oscar, e hoje jogou melhor pelo lado esquerdo, com as tabelas de Neymar e Marcelo. O camisa 11 não fez um jogo espetacular, mas mesmo fazendo um jogo "normal", participou de três dos quatro gols. Só falta puxar a responsabilidade contra seleções de maior expressão, que tem tudo pra ser O Cara da Copa de 2014.
Falando da partida, o time se portou bem taticamente e forte marcação na saída de bola adversária - inclusive dois gols se originaram assim. Porém, a defesa que conta com o ótimo Thiago Silva, deixou a desejar um pouco, principalmente pelo lado direito, onde Danilo não só falhava no ataque, como deixava uma avenida pelo seu lado do campo. Inclusive, o gol dos EUA saiu por ali. No fim da partida, o Brasil acabou sendo bastante pressionado, recuando de forma desnecessária, sofrendo principalmente na bola aérea, e salvo por Rafael, que fez uma ótima estréia, e principalmente nesse fim de jogo, fez grandes defesas. Se será titular da seleção em 2014 eu não sei, mas na Olimpíada deve segurar a barra tranquilamente. Não é um goleiro fantástico, mas se sobressai dentre nossas opções. Apesar do pênalti dado, o Brasil mereceu vencer, e até bem, afinal fez por onde, e o EUA, apesar de ser uma boa seleção, deixou a desejar.
Neymar comemora o 1º gol com dancinha tradicional
Oscar/Ganso
Ganso é apontado como o grande camisa 10 da Copa de 2014, e durante os próximos anos também. Todos sabemos que é diferenciado, mas até por causa de suas contusões, não vem tendo uma boa sequência, e sejamos justos, na seleção foram pouquíssimos os momentos bons dele. Já Oscar, começou a ter chances não faz muito tempo, e vem aproveitando-as. Jogou muito bem contra a Dinamarca, e hoje denovo, roubando bolas, arrancando nos contra-ataques, e dando passes precisos. Se continuar assim, Oscar não só será titular nas Olimpíadas, como também se firmará como o grande camisa 10 da seleção, colocando Ganso no banco.
Lucas/Hulk
Hulk vem ganhando mais chances de Mano Menezes. Foi titular contra a Dinamarca - na sua posição - e além dos dois gols, jogou bem. Já hoje foi bem apagado. Dependendo dos próximos amistosos, provavelmente deverá ocupar uma das três vagas acima de 23 anos. Se jogar na sua posição, assim como no Porto, tem grandes chances de se firmar na seleção. Mas aí eu me pergunto, com Lucas no banco, vale a pena "gastar" a vaga com um ponta? Zaga, laterais e ataque (camisa 9) não seriam mais importantes? E pior, Lucas, que todos sabemos que possui um potencial enorme, nunca chegou a ter grandes chances com o Mano, e pior, está sendo escalado na ponta-esquerda, posição que NUNCA jogou. Aí o garoto joga mal, e perguntam o porque né. Com o Hulk em grande fase, é reserva mesmo, mas acho que as prioridades vão além de um ponta direita, e que Lucas deveria formar o ataque titular da seleção nas Olimpíadas.
Camisa 9
Na minha opinião, um dos grandes problemas da seleção. Pras Olimpíadas, talvez Pato e Damião sejam mesmo as melhores opções pela idade. Talvez André correria por fora, mas na minha opinião, não é melhor que os dois citados. Mas para a Copa do Mundo, temos um problemão. Pato sofre com lesões e na Copa América mostrou que não pode ser um 9 titular (apesar de ter entrado muito melhor nessa partida contra o EUA), e Damião também não tem convencido quando escalado na seleção. Claro, até lá podem evoluir, mas não descarto a possibilidade de chamar atacantes já rodados, como Fred e Luís Fabiano, ou "adaptar" um atacante ao posto de centro-avante, como Hulk e Nilmar. O segundo inclusive estaria na minha seleção, mas também sofre com lesões, e não viveu grande temporada no Villareal. Se vier para o Brasil, tem grandes chances de voltar a figurar na seleção.
Muito provavelmente o Brasil vencerá tranquilamente o México, até porque pra mim é menos time que o EUA, por exemplo. E depois terá o grande desafio, contra a Argentina, e precisa ganhar, pra dar confiança a seleção e quem sabe trazes a primeira medalha olímpica para o futebol. A seleção tem e muito o que melhorar, principalmente se quiser ganhar a Copa, e principalmente, Mano também precisa deixar de ser teimoso com certos jogadores, e manter uma base, afinal ficar trocando de seleção toda partida prejudicará o entrosamento, e nunca teremos uma seleção que saiba jogar junta.
0 comentários:
Postar um comentário