Como prometido, farei aqui no blog análises sobre as semifinais da Copa do Brasil, e da Libertadores da América, e começarei com o torneio nacional. Chegaram a semifinal São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Coritiba, e por incrível que pareça, nenhum "azarão", até porque não se pode considerar o Coritiba, que chegou a sua terceira semifinal nos últimos quatro anos, de azarão. De um lado, o São Paulo enfrenta o ótimo time do Coritiba, enquanto do outro lado teremos um "histórico" Palmeiras x Grêmio. Independente do resultado das partidas, não teremos uma final repetida. Vamos as análises dos times.
São Paulo
;O São Paulo corre em busca de seu primeiro título da Copa do Brasil. E mais do que nunca, aposta suas fichas em Rhodolfo, Luís Fabiano e Lucas. É certo que a perda de algum desses prejudicaria e muito o time. A equipe tem jogado no 4-4-2, que também pode ser encarado como um 4-2-3-1, com Denílson e Casemiro na proteção, Cícero como terceiro homem de meio campo aparecendo de trás, Jádson como o armador, que muitas vezes cai pelo lado esquerdo, e Lucas praticamente fixo do lado direito do campo. E esse é um dos problemas do time hoje, a desorganização. Até por não possuir um volante fixo e dois laterais muito ofensivos, o time diversas vezes sofre com buracos no meio-campo, e contra o Coxa, que possui meias rápidos e habilidosos, isso pode ser fatal. Em contra-partida, com um campeonato onde gols fora de casa valem muito, ao seu favor possui o fato de que, quando joga fora de casa, a equipe geralmente marca gols. Dos 13 jogos fora de casa em 2012, o São Paulo passou em branco apenas em dois deles. A equipe precisa melhorar o jogo coletivo, mas se conciliar uma boa melhora, com a raça e vontade que vem tendo nas partidas, o São Paulo tem boas chances para levar o caneco.
Campanha CdB 2012
Jogos: 7 (5V 1E 1D)
Gols Pró: 17 (9C 8F)
Gols Contra: 6 (1C 5F)
Artilheiro: Luís Fabiano - 8 gols
Desfalques*: Rogério Ceni, Wellington e Cañete (lesionados)
Pendurados: Lucas
Coritiba
,O Coxa teoricamente seria o time mais fraco dentre os quatro classificados, mas não é, e taticamente falando, é superior a São Paulo e Palmeiras. Apesar de algumas peças terem sido mudadas, a base é a mesma do ano passado, quando o Coritiba teve um início de ano espetacular, e chegou ao vice-campeonato da Copa do Brasil. Joga em um 4-2-3-1, com meias técnicos e rápidos. E o sistema ofensivo é o destaque do time, com muitas opções. Na esquerda, podem jogar Renan Oliveira e Lincoln; na direita, Roberto e Rafinha; no meio, Tcheco e Éverton Ribeiro; e no ataque, Éverton Costa ou Anderson Aquino. Por conta dos meias rápidos, o Coritiba tem um contra-ataque mortal, que ficou bem claro na última partida contra o Vitória, quando dois dos quatro gols saíram em jogadas assim. Além disso, possui o ótimo volante Sérgio Manoel, ex-Mirassol, que além de desarmes precisos, conta com uma ótima saída de bola. Ao seu favor, possui o contra-ataque, ainda mais contando com o frágil sistema defensivo do São Paulo. Porém, fora de casa o time sofre, principalmente com a ausência de gols, e isso pode ser fatal na Copa do Brasil.
Campanha CdB 2012
Jogos: 8 (5V 2E 1D)
Gols Pró: 14
Gols Contra: 3
Artilheiro: Anderson Aquino - 4 gols
Desfalques*: Jackson (lesionado)
Pendurados: -
Grêmio
,
O Grêmio busca seu quinto título de Copa do Brasil, e pela sua história no torneio, é o time que mais amedronta os outros. Com Luxemburgo, o time conseguiu um padrão tático, jogando no 4-4-2, com um losango no meio campo. Fernando, campeão pela seleção sub-20, é um ótimo primeiro volante, com Léo Gago e Souza mais avançados, e Marco Antônio fazendo a ligação com o ataque, que tem jogado com André Lima e Miralles, mas que ganhará o reforço do 'gladiador' Kléber. O imortal gaúcho, apesar da estréia "fraca" contra o River Plate-SE, veio evoluindo durante a competição, e faz uma maravilhosa campanha, com 100% de aproveitamento nas oito partidas disputadas até aqui. O Grêmio conta com seu padrão tático e seu ótimo desempenho fora de casa para chegar as finais, além de "vingar" o Grêmio de 1996, que perdeu para o Palmeiras também nessa fase.Campanha CdB 2012
Jogos: 8 (8V)
Gols Pró: 18
Gols Contra: 4
Artilheiro: Léo Gago - 4 gols
Desfalques*: Edílson (lesionado)
Pendurados: Léo Gago e André Lima
Palmeiras
,
Campanha CdB 2012
Jogos: 7 (6V 1E)
Gols Pró: 17
Gols Contra: 4
Artilheiros: Maikon Leite e Hernán Barcos (3 gols)
Desfalques*: Wesley (lesionado) e Valdívia (suspenso)
Pendurados: -
As partidas ainda não possuem datas definidas, mas serão nos dias 13/14 e 20/21, e Palmeiras e Coritiba decidirão a eliminatória em casa. Pelo que vem jogando, Coritiba e Grêmio são os favoritos para as finais, levando em conta o desempenho tático não muito convincente dos paulistas. Mas, independente de quem levar, serão quatro jogos sensacionais, vale a pena vê-los.
* - Desfalques até a data de hoje 25/05. Até lá, outros desfalques podem aparecer.
0 comentários:
Postar um comentário