Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tricolor na Semifinal! - Jogos de Quarta-Feira

E o Tricolor está na semifinal da Copa do Brasil! Jogando pro gasto e com o regulamento, o São Paulo empatou com o Goiás, em Goiania, mas passou por ter vencido a primeira partida, no Morumbi. O São Paulo volta a jogar a semifinal da Copa do Brasil após 10 anos, quando perdeu para o Corinthians no saldo (2-0, 1-2). Porém, vale se destacar que desde então, é apenas a terceira participação da equipe na competição (em 2003 e 2011 foi eliminado nas quartas, por Goiás e Avaí, respectivamente). E além disso, a equipe tenta chegar a sua segunda final de Copa do Brasil, porém com um resultado positivo, já que em 2000 foi vice-campeão, perdendo para o Cruzeiro.

O Jogo
O São Paulo começou a partida com um novo esquema, que não havia sido testado até então, já que não contava com Denílson e Paulo Miranda, e contou com a "estréia" de Bruno Uvini. Como já era esperado, o Goiás tomou iniciativa e o São Paulo apostava em contra-ataques, mas apesar da posse de bola, o Goiás não criou grandes chances. Pior, viu o São Paulo quase abrir o placar com Cortez, onde Tolói salvou em cima da linha. Mas depois o Goiás "acordou", e em boa troca de passes, o "velhinho" Iarley deixou Goulart na cara do gol, e o atacante bateu cruzado e abriu o placar. Mas a resposta do São Paulo foi rápida, e em boa jogada de Lucas, Jádson aproveitou e mandou no ângulo, marcando um belo gol e praticamente acabando com as esperanças esmeraldinas.
No segundo tempo, o São Paulo continuou melhor, enquanto o Goiás apostava em chutes de longe, sem perigo. Rhodolfo marcou de cabeça, mas o gol foi anulado por falta, que não existiu. Mas minutos depois, Luís Fabiano deu ótima bola pra Cortez, que em posição legal, saiu na cara do gol e bateu na saída de Harley. Fatura liquidada, já que o Goiás precisaria fazer mais quatro gols. E acabaram conseguindo um, com Egídio, em (outra) cobrança desviada pela barreira. O São Paulo podia ter saído com a vitória, porque no segundo tempo perdeu muitos contra-ataques e jogou melhor, mas o importante era assegurar a vaga, e o objetivo foi alcançado.

Cortez fez seu primeiro gol com a camisa do São Paulo

Muita gente reclamou do Leão, por ter mudado o esquema. Eu também achei que ele se expôs muito, primeiro pelo fato de um dos zagueiros ter chegado recentemente e correr o risco de sentir a falta de entrosamento, e também porque não teria volantes tão marcadores pra cobrir as subidas de Cortez e Douglas. Mas dentro das dificuldades, o time se portou bem até. E o 3-5-2 não foi fixo, quando o time atacava, virava um 4-4-2 com Édson Silva caindo mais pelo lado esquerdo, e o Cortez como um meia esquerda, inclusive foi assim que saiu o segundo gol. Enquanto isso, Douglas ficou mais preso, jogou mal no primeiro tempo, fez muitas faltas e tomou cartão amarelo, mas melhorou no segundo.
O 3-5-2 é uma boa opção para a temporada, mas para isso o time precisa de dois volantes mais marcadores, por contar com dois laterais muito ofensivos. Na minha opinião, nesse esquema, quem não pode jogar é Cícero, porque além dele não marcar tanto e render mais como terceiro homem de meio-campo, não tem como tirar o Jádson do time. Além disso, dos zagueiros do elenco, seria necessário ter Paulo Miranda ou João Felipe para atuar com Rhodolfo, já que são mais rápidos. Em um esquema de três zagueiros, ter dois deles lentos, como Bruno Uvini e Édson Silva, é suicídio.

Bruno Uvini
Pra quem estava sem entrosamento e sem jogar regularmente há algum tempo, o zagueiro foi bem. Não comprometeu e fez alguns bons desarmes. No lance do gol, pode se dizer que ele não acompanhou o Ricardo Goulart, mas ele também tinha o Iarley com a bola. Foi mais falha dos volantes que não acompanharam. Seu problema é a lentidão, mas se o esquema 3-5-2 engrenar mesmo, talvez rendesse mais jogando na sobra, assim como era com o Lugano (guardadas as devidas proporções).

Uvini estreou em 2012, fez boa partida e não comprometeu

Jádson
Tem crescido jogo a jogo, fez um golaço domingo, e outro ontem. Mesmo quando não joga bem, dá o toque de bola que o meio campo do São Paulo precisa. Tento a sequência necessária, tem tudo pra se tornar indiscutivelmente titular da equipe.

Coritiba
O próximo adversário do São Paulo na Copa do Brasil é o Coritiba, que nos últimos quatro anos, chega as semifinais pela terceira vez. Goleada convincente contra o Vitória ontem, por 4x1. No Couto Pereira a equipe é fortíssima, e apesar do time ter mudado um pouco em relação ao ano passado, continuam com um grupo forte. Leva vantagem no conjunto e na base do time, mas o São Paulo possui pelo menos três jogadores que podem decidir a partida, e no papel é muito mais time. De qualquer forma, é bom o time paulista abrir o olho, o Coritiba é um time encardido demais e pode sim chegar a final.


 -

Jogos de Quarta-Feira

Coritiba 4x1 Vitória - O clube baiano até saiu na frente, mas não tiveram muito tempo pra comemorar, o Coritiba logo empatou e dominou a partida, marcou em contra-ataques e garantiu uma vitória tranquila.
Palmeiras 2x0 Atlético-PR - Vitória tranquila também dos palmeirenses, que haviam empatado fora de casa. Mais uma vez Maikon Leite entrou e mudou a partida, participando dos dois gols. Enfrenta Grêmio ou Bahia.
Fluminense 1x1 Boca Juniors - Apesar de ter jogado melhor boa parte do tempo, o Flu ficou pelo caminho, e o Boca se garantiu na semifinal da Copa Libertadores. Saiu na frente, mas faltou decidir, e nisso Fred e Deco fizeram falta. E a camisa pesou. O Boca "achou" um gol aos 45' do segundo tempo, e matou o Flu. Bem verdade que eu acho que o Abel errou em tirar o Wagner e deixar o Thiago Neves, que não jogou nada, mas a derrota não foi culpa dele e nem do time, foram até onde podiam.
Corinthians 1x0 Vasco - Mais um jogo de dura marcação, e as chances ficaram pro segundo tempo. Prass e Cássio salvaram seus times, e o lance crucial ficou pra Diego Souza, que arrancou sozinho do meio campo, e perdeu uma chance inacreditável. Não que se fizesse o Corinthians não reagiria, mas seria mais difícil. E mais uma vez brilhou a estrela do melhor jogador do Corinthians, Paulinho marcou aos 43' e definiu a vitória do time paulista.

0 comentários:

Postar um comentário