Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Raio-X: Semifinais da Libertadores 2012



Depois da análise da Copa do Brasil, agora é hora de falar do torneio mais cobiçado pelos times brasileiros, e mais importante do continente, a Libertadores da América. Dois confrontos espetaculares: de um lado, a ótima La U enfrenta o temido Boca Juniors, enquanto do outro temos o clássico 'caseiro' entre Santos e Corinthians, que tem tudo pra ser uma semifinal épica. Pela oitava vez seguida, um brasileiro chegará a final da Libertadores (Inter (2x), São Paulo e Santos foram campeões, enquanto o próprio tricolor, além de Fluminense e Grêmio, foram vices). E indo mais longe, nos últimos vinte anos, apenas três finais não tiveram clubes brasileiros (1996, 2001 e 2004). De fato serão duas semifinais espetaculares, como a muito tempo não se via. Vamos a análise de cada time, começando pelos brazucas.

Santos
.
O Santos busca seu quarto título de Libertadores, para virar de forma isolada time brasileiro com mais conquistas do torneio, além de defender o mesmo, já que é o último campeão. Conta com um time arrumado, que vem jogando da mesma forma há anos. Rafael em grande fase, dupla de zaga jogando bem e volantes protegendo bem a mesma. E ainda possui "só" o melhor jogador da América, e que pode decidir o jogo a qualquer momento, Neymar. Por outro lado, vai desfalcado de Paulo Henrique Ganso para as semifinais. Por mais que a fase do meia não seja das melhores, o fato de não ter que colocar no lugar é prejudicial ao Santos. Tudo vai depender dos resultados, mas acho que o Muricy mudará o time de um jogo para outro, e que na vaga do Ganso, brigarão Felipe Anderson, Maranhão (deslocando Henrique para o meio) e Léo (sendo o meia). Esse último inclusive tem entrado bem, e podemos dizer que "decidiu" o jogo contra o Vélez, pela jogada do gol. Se não fosse a ausência de Ganso, com certeza seria o titular no lugar do, na minha opinião, fraco Juan. Se jogar o que sabe, e se Neymar conseguir sair da ótima marcação corintiana, o Santos tem enormes chances de chegar ao seu quarto título.

Campanha Libertadores 2012
Jogos: 10 (6V 1E 3D)
Gols Pró: 22
Gols Contra: 8
Fase de Grupos: 1º 13P 6J (4V 1E 1D)
Artilheiro: Neymar - 7 gols
Desfalques*: Fucile e Ganso (lesionados)

Corinthians
 .
Buscando o primeiro título da Libertadores, o Corinthians vem forte no torneio, e nunca estiveram tão perto da conquista, porque diferentemente dos outros anos, esse ano o Corinthians joga como se deve jogar, e não com a obsessão de ganhar o torneio a qualquer custo. Claro, não é porque joga como se deve que vá ganhar, afinal os outros três adversários também possuem condições de vencer, mas se não for esse ano, mantendo a base, em breve o time tem tudo pra alcançar o tão sonhado título. A equipe possui uma defesa sólida, talvez o melhor setor da equipe (é a defesa menos vazada e não perdeu ainda na competição), com Edenílson, Chicão, Castán e Fábio Santos, além do ótimo Cássio, que passou uma segurança que Júlio César não passava, para a defesa. O meio campo também é um setor fortíssimo do time, com o ótimo Ralf, o espetacular Paulinho, e o decisivo Danilo. O ataque deixa um pouco a desejar, talvez por isso o time não é de fazer muitos gols, e aposta mais em "resultados pontuais". Émerson Sheik, Jorge Henrique e Alex alteram nas pontas, com Liédson ou Willian postados na área. Apesar da péssima fase, o luso-brasileiro é muito mais jogador dentro da área do que Willian. E apostando na ótima parte tática montada por Tite, com um grande sistema decisivo, e com os decisivos Danilo e Paulinho, o Corinthians enfim pode chegar ao tão sonhado título da Libertadores, nunca foi tão possível.

Campanha Libertadores 2012
Jogos: 10 (6V 4E 0D)
Gols Pró: 16
Gols Contra: 2
Fase de Grupos: 1º 14P 6J (4V 2E 0D)
Artilheiros: Jorge Henrique, Danilo e Paulinho - 3 gols
Desfalques*: Edenílson (lesionado)

Estatísticas do Clássico Alvinegro

Geral
Jogos: 306 (85 empates)
Corinthians: 122 vitórias - 568 gols
Santos: 99 vitórias - 486 gols
Mata-Matas (torneios oficiais): Corinthians 5x2 Santos
vs. Brasileiros na Libertadores (em mata-matas)
Santos: 1 vitória (Botafogo/63), 2 derrotas (Atlético-PR/05, Grêmio/07)
Corinthians: 2 vitórias (Atlético-MG/2000, Vasco/12) e 4 derrotas (Grêmio/96, Palmeiras/99-00 e Flamengo/10)

Paulistas na Libertadores
=> Pra quem gosta de superstição ou algo do tipo, vai uma contra o Santos. Em 1999 o Palmeiras foi campeão da Libertadores, e no ano seguinte, foi vice. Seis anos depois da conquista alviverde, o São Paulo foi o campeão, em 2005. No ano seguinte, vice também. E novamente seis anos depois da conquista tricolor, o Santos foi campeão, em 2011. E esse ano pode chegar a final... será que mantém o retrospecto dos times paulistas?
=> Agora uma a favor do Santos. No ano de 2000, o Corinthians também foi líder de seu grupo, e um mexicano, um paraguaio e um equatoriano faziam parte de seu grupo, assim como nesse ano, e ficaram exatamente nas mesmas posições, em 2º, 3º e 4º, respectivamente. Nas oitavas, eliminaram um time de menor expressão. Nas quartas, enfrentaram um brasileiro, o Atlético-MG, que foi vice-campeão do Brasileirão do ano que havia passado, campeonato ganho pelo próprio Corinthians. E esse ano, pegaram o Vasco, vice-campeão de 2011. Na semifinal, um clássico paulista, contra o Palmeiras. E aí todos já sabem, o Palmeiras se classificou naquela semifinal épica. Será que o Corinthians quebra esse retrospecto?
=> Se o retrospecto continuar, Corinthians será campeão em 2017 (!) e vice em 2018.

Universidad de Chile (La U)
 .
O Universidad de Chile, a popular La U, vem como o "azarão" da fase semifinal. Se for comparar com a Copa do Brasil, seria como o Coritiba. Ou seja, de peso morto não tem nada. Vem fazendo ótimas campanhas nos torneios sulamericanos, nos últimos anos, e apesar de nesse tempo ter perdido Montillo, e depois Vargas, o time continua com uma base forte. É o atual campeão chileno, e atual campeão da Copa Sul-Americana, no qual venceu de maneira invicta. É uma equipe bastante técnica, com Lorenzetti armando a equipe, e o "fazedor de gols" Junior Fernandes, que inclusive é o artilheiro da equipe na Libertadores. Além deles, temos também Ângelo Henríquez, atacante rápido e habilidoso, vice-artilheiro da equipe, e a revelação do time, que inclusive já está acertada com o Manchester United. E também o ex-corintiano Jhonny Herrera, que brilhou na partida contra o Libertad. A 'La U' aposta nessa base vencedora e no seu ímpeto ofensivo para chegar as finais e, quem sabe, ao título inédito da Libertadores.

Campanha Libertadores 2012
Jogos: 10 (5V 3E 2D)
Gols Pró: 20
Gols Contra: 12
Fase de Grupos: 1º 13P 6J (4V 1E 1D)
Artilheiro: Junior Fernandes - 6 gols
Desfalques*: -

Boca Juniors

O Boca é aquele famoso time no qual a frase "a camisa pesa" encaixa perfeitamente. Os 'bosteros' já ganharam seis Libertadores, e estão apenas atrás do Independiente no ranking de títulos. Ou seja, é um time que assusta qualquer adversário, pela sua história. Atualmente, passa por uma reformulação no elenco, mas mesmo assim continua forte, o que foi possível perceber nas partidas contra o Fluminense. Apesar de um time jovem, ainda conta com alguns "veteranos", como Schiavi, no auge dos seus 142 anos, Riquelme, o maestro do meio-campo, e Santiago Silva, que apesar de ter chegado ao time recentemente, já é um atacante bem rodado. O time joga em um 4-4-2 com um losango no meio campo, e praticamente ataca com apenas três jogadores, o que não faz do time menos perigoso. Pra fase final, é possível que o Boca possa contar com Lucas Viatri, que é apontado como o sucessor de Palermo, e que estava parado a sete meses. No campeonato argentino, voltou a jogar e fazendo um golaço. Não é um time espetacular, como no início da década, mas se tratando de Boca, tudo é possível, e se contar com um Riquelme inspirado, o Boca tem condições de chegar ao seu sétimo título.

Campanha Libertadores 2012
Jogos: 10 (7V 2E 1D)
Gols Pró: 16
Gols Contra: 7
Fase de Grupos: 2º 13P 6J (4V 1E 1D)
Artilheiros: Pablo Mouche e Riquelme - 3 gols
Desfalques*: -

Estatísticas do Confronto

Jogos: 2
Na Libertadores do ano de 1963, Boca Juniors e Universidad de Chile ficaram no mesmo grupo. E o Boca levou a melhor nos dois jogos disputados: vitória por 1x0 na Argentina, e 3x2 no Chile. Desde então, não se enfrentaram mais.

As partidas ocorrerão nos dias 13 e 20 de Junho. Corinthians e Universidad de Chile decidirão em casa, pelas suas campanhas. Serão semifinais espetaculares, sem dúvida alguma. E se engana quem encara o clássico alvinegro como final antecipada, porque Boca e La U podem sim derrotá-los, qualidade ambos têm. E depois do que aconteceu na Liga dos Campeões, acho que podemos sim esperar "surpresas" nessa reta final. Mas lembrem-se: a camisa pesa!

* - Desfalques até a data de hoje 26/05. Até lá, outros desfalques podem aparecer ou os mesmos se recuperarem.

3 comentários:

Tânia disse...

Parabéns, seus comentários sobre os semi-finalistas são bastante pertinentes!
Recebi informações sobre seu blog pelo meu filho e gostei bastante... Continue nos presenteando com boas informações como essa!
Tânia

Lucas disse...

Hey Davitch
Parabéns pelo post, ta bem escrevinhado.
Concordo com você, ao menos qnd se diz de Santos e Corinthians, pq conheço quase nada da La U e do Boca, sabia do peso e da qtd de títulos. Esse ano realmente a libertadores ta muito boa, fazendo com q o torneio tenha mais valor por assim dizer, qualquer um dos 4 que ganhar é bem merecido. Mas CLARO q como um bom torcedor, aposto no Santos e num Neymar inspirado, não pq o time dependa dele (talvez dependa) mas pq qnd o moleque quer jogar e consegue, eu já relaxo e assisto o jogo com um sorrisão no rosto =D

David Martins disse...

Obrigado Tânia! Que você e o Guilherme possam continuar acompanhando o blog! :)

Valeu Lucas! E é bem nessas, se o Neymar conseguir sair da marcação e jogar o que sabe, não tem como o Santos perder... só uma catástrofe tiraria o título. Mas se tratando de futebol, não dá pra cravar nada. Continue acompanhando! o/

Postar um comentário