=> Reformulação
O São Paulo foi um dos times que mais se reformulou. Oito jogadores saíram e dez chegaram. Dos que chegaram, apenas Cortês tem mantivo a regularidade, e Jádson tem evoluído, com ele no time, o jogo flui. Fabrício tem sido a grande decepção, chegou pra ser titular, mas não consegue se livrar das contusões e não emplacou ainda. Douglas jogou apenas duas partidas, mas se mostrou melhor que o Piris, e com o tempo tende a evoluir. Édson Silva, Maicon e Osvaldo são bons jogadores, mas apenas pra compor elenco. E Paulo Miranda foi o grande fiasco. Chegou com status de zagueiro goleador, técnico e raçudo, mas acumula mais erros do que acertos. Afobado, faz muitas faltas e coloca o time em xeque, vide a semifinal contra o Santos.
=> Campeonato Paulista
A equipe começou bem o Paulista, goleando o fraco Botafogo. E durante, fez uma boa campanha, apesar de alguns pontos bobos perdidos em casa, como os empates com Comercial e Guarani. Mesmo assim, mostrou muita fragilidade defensiva, mas falarei melhor disso depois. Nos clássicos, um desempenho razoável e melhor que outros anos. Jogou mal apenas o clássico contra o Corinthians, mas foi bem nos dois contra o Santos (apesar do revés) e contra o Palmeiras. O time melhorou muito em relação a outros anos, não mostrou apatia. Mas falta o que melhorar. Não foi bem uma surpresa essa campanha, pra um time que está em formação, mas também isso não pode ser desculpa pra vários títulos perdidos, esse ano precisamos ganhar algo.
=> Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o time teve seu primeiro teste contra a Ponte Preta. Teste pelo time da Ponte ser infinitamente melhor que Independente e Bahia de Feira, e também pelo psicológico do time estar abalado, pela eliminação no Paulistão, e pelo afastamento de Paulo Miranda. É bem verdade que no primeiro tempo o time não ganhou nada, e 'achou' dois gols. Mas no segundo voltou com o espírito que tinha que voltar, e aquele que disse que decidiria, decidiu. Luís Fabiano nos colocou nas quartas. E se mantivermos o foco, e o fator Morumbi, temos tudo pra chegarmos a final. Vamos torcer por isso!
"Que me desculpe a Ponte Preta, mas aqui é São Paulo!" - FABULOSO, Luís.
=> Sistema Defensivo
Durante esses últimos anos, em especial entre 2006/2008, o sistema defensivo do São Paulo foi o melhor setor do time. Era difícil tomar gol, quanto mais 2, 3 gols em uma mesma partida. Mas, o que ano passado já foi um problema, esse ano só continuou. Com as saídas de Miranda e Alex Silva, o time perdeu sua consistência defensiva (que já falhava na época dos dois, mas enfim). Hoje, o setor possui Rhodolfo como incontestável. Paulo Miranda, Édson Silva e João Felipe já passaram por ali, e nenhum convenceu. É bem verdade que a constante mudança dos laterais e volantes também contribui, além da mudança pro 4-4-2, mas a contratação de um zagueiro que venha pra ser titular é necessária, já que Douglas parece ser firmar na lateral direita, e Wellington e Casemiro devem formar a dupla de volantes no segundo semestre.
=> Fator Rogério Ceni
E falando de defesa, não poderíamos deixar de falar dele, Rogério Ceni. É bem verdade que o time sentiu a falta do capitão, mas eu acho que, por enquanto, o time tem se portado bem. Dênis, seu substituto, tem dado conta do recado. Tudo bem que falhou algumas vezes já, mas também salvou em outras partidas. Falhas acontecem até com os melhores, e apesar de não ter presenciado o início do Ceni no São Paulo, alguns dizem que também falhava algumas vezes. O que falta a ele é a liderança, mas isso ele só vai conquistar com o tempo mesmo. E mesmo que o Dênis não possua essa liderança, Rhodolfo e Luís Fabiano possuem, e ambos têm feito bem o seu papel com o grupo. Enquanto isso, nós são-paulinos precisamos ter paciência com o Dênis, e não esperar outro Rogério Ceni. Mas o fato é, o São Paulo precisa se acostumar a jogar sem o MITO, afinal em breve, por mais que me doa o coração de falar isso, não o teremos mais em campo.
Rogério na preleção, antes da partida contra a Ponte Preta
=> Contratações
As duas especulações do momento são a chegada de Sandro Silva, e a saída de Osvaldo para o Botafogo. Sandro Silva não é solução, mas pode ajudar, levando em consideração as contusões de Wellington e Fabrício, a convocação de Casemiro e a saída de Denílson. Mas a diretoria precisa se concentrar na compra de um zagueiro. Eu apostaria em Lugano, Naldo ou até Lúcio, mas temo pela condição física e técnica do primeiro, em um sistema com dois zagueiros. Pro meio-campo, eu acho que o clube poderia ir atrás do Guilherme, da Portuguesa, e até de Felipe Melo, mesmo temendo por ser um jogador explosivo. Pra parte ofensiva, talvez Seedorf ou Forlán, mas mais pelo marketing do que pela necessidade. E apesar da identificação do uruguaio com o clube, acho que Seedorf seria mais útil.
Sandro Silva, Lugano, Forlán: possíveis reforços?
Sobre saídas, eu acho difícil a saída de Osvaldo. Chegou agora e o clube gastou dinheiro com ele, seria burrice liberá-lo e ficar com Fernandinho. Esse sim, poderia ser negociado ou usado como moeda de troca. Já passou da hora dele ser útil pro time, e bem, faz dois bons joguinhos e depois some. Jogador de segundo tempo no máximo.
=> Diretoria e Leão
A diretoria tem papel fundamental no sucesso ou não do time em 2012. Tudo vai depender das contratações e seu comportamento, perante os jogadores e Leão. O que foi feito antes da partida contra a Ponte foi inadmissível. Se quisessem afastar o Paulo Miranda, que fosse dias antes, e não poucas horas antes da partida. E se quisessem demitir o Leão, que não renovassem com ele no fim do ano passado. Apesar de sua teimosia com Paulo Miranda e Fernandinho, ele tem feito ótimo trabalho, os jogadores confiam nele. Uma troca de técnico seria uma grande burrada, primeiro pela falta de nomes no mercado, e segundo porque nos últimos anos já ficou claro que mudar de técnico não adianta nada, pelo contrário, só piora a situação.
Bom, espero que curtam a análise. Ficou grande, é verdade, mas separei em tópicos pra quem quiser saber sobre algo mais específico. E agora, a nós torcedores, só nos resta torcer por boas contratações, e que a diretoria possa agir de maneira correta, pra voltarmos aos momentos de glórias muito em breve!
0 comentários:
Postar um comentário