Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Bayern x Chelsea, quem leva o caneco?


Hoje teremos um dos eventos mais esperados de toda uma temporada futebolística, que é a final da Champions League. Bem verdade que não é a final que todo mundo esperava, mas isso não tira o brilho da decisão. Bayern e Chelsea tiveram muitos méritos, e mereceram o lugar na final. Os Blues correm em busca de seu primeiro título na UCL, o que consagraria o time na era Roman Abramovich, enquanto o Bayern busca seu quinto título, para empatar com o Liverpool e se tornar o terceiro clube com mais títulos na competição continental, atrás apenas de Milan, com sete, e Real Madrid, com nove. No retrospecto de um passado não muito distante, nas últimas cinco edições, o Chelsea foi duas vezes semifinalista e uma vez finalista, enquanto o Bayern de Munique foi finalista uma vez. Ambos perderam as finais, para Manchester United e Internazionale, respectivamente.

Nas vezes que o Bayern chegou a final da Champions League (oito ao total), o clube bávaro levantou o caneco em quatro oportunidades, e perdendo outras quatro. Contra times inglês, leva a pior, venceu em uma oportunidade, e foi derrotado em duas. Foi campeão em cima do Leeds United, na temporada 1974/75, e perdeu para Aston Villa, na temporada 1981/82, e para o Manchester United, na épica final em 1998/99, com gols de Sheringham e Solskjaer nos acréscimos. Já o Chelsea foi finalista uma única vez, e foi vítima de um "companheiro" inglês, também o Manchester United, na temporada 2007/08, sendo derrotado nos pênaltis.

Atual Temporada
Nessa edição, o Bayern começou na fase eliminatória, e eliminou o Zurich. Pegou um grupo encardido, com City e Napoli, além do Villareal. Na fase de grupos, só perdeu uma partida para o City, e foi líder do grupo. Nas oitavas, apesar da derrota fora de casa para o Basel, massacrou na volta, com um sonoro 7x0. Nas quartas, passou tranquilo pelo Olympique de Marseille, e na semi-final eliminou o poderoso Real Madrid nos pênaltis, jogando ofensivamente de de forma inteligente. No geral, em 14 partidas foram 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Em casa, retrospecto ótimo, com 7 vitórias em 7 partidas, e joga a final "em casa".

Já o Chelsea começou direto na fase de grupos, com Valência, Leverkusen e Genk. Foi o líder do grupo, perdendo apenas para o Leverkusen. Já nas oitavas, quase foi eliminado pelo Napoli, perdendo de 3x1. Mas na volta, com uma ótima exibição, fez 3x1 no tempo normal, e com um gol na prorrogação, chegou as quartas, onde pegou o Benfica, e apesar das duas vitórias, foram jogos duros, principalmente o segundo, que ficou empatado até os acréscimos. Já na semi, pegou o "finalista" Barcelona. E com uma enorme retranca, contando com um contra-ataque arrasador, e Ramires e Drogba inspirados, fez 1x0 em casa, e conseguiu um empate no Camp Nou, em 2x2. No geral, foram 12 partidas, com 7 vitórias, 3 empates e duas derrotas. Em casa, mesmo retrospecto do rival bávaro, 7 vitórias em 7 partidas.

Palco da Final
A partida deste sábado será a Allianz Arena, em Munique. Ao primeiro olhar, o Bayern de Munique é o favorito para a final, até porque ganhou todas as partidas que fez em casa. Por outro lado, a cidade do palco da decisão de hoje também já recebeu outras três finais de UCL, e em todas tivemos campeões inéditos. Primeiro o Nottingham Forest na temporada 1978/79, ao vencer o Malmo por 1x0. Depois, na temporada 1992/93, o Olympique de Marseille venceu o Milan por 1x0, e quatro anos depois, foi a vez do Borussia Dortmund erguer o caneco, superando a Juventus também por 1x0. Apesar de Munique ser a casa do Bayern, o retrospecto é totalmente a favor do Chelsea. Independente disso, essa final promete e muito.

 O palco da final, Allianz Arena, com as cores da UCL 

Equipes
O Bayern vem pra partida desfalcado de três jogadores, o zagueiro Badstuber, o lateral Alaba e o volante Luiz Gustavo, todos suspensos. Em compensação, conta com seu quarteto ofensivo completo, com Ribery, Robben, Muller e Mário Gomez. Esse último, inclusive, tem feito a diferença para a equipe na Champions, com 13 gols em 13 partidas. Deve ser escalado com: Neuer; Rafinha (Contento), Boateng, Tymoshchuk e Lahm; Pranjic, Schweinsteiger e Kroos; Ribéry, Robben e Gomez.

O Chelsea também vem bem desfalcado, e em peças até mais importantes que as do time bávaro. O capitão John Terry, que foi expulso contra o Barcelona, não joga. Além do lateral Ivanovic, e os volantes Ramires e Raúl Meireles, todos suspensos. A aposta do Chelsea será nos seus "veteranos" Lampard e Drogba. Ambos jogaram muito na semifinal, principalmente o segundo, que além do gol na primeira partida, com a expulsão de Terry na volta, prendeu bem a bola no ataque, e terminou a partida quase como um lateral-esquerdo. Roberto Di Matteo deve armar a equipe com: Cech; Bosingwa, David Luiz, Cahill e Cole; Mikel, Essien, Lampard e Mata; Drogba e Torres (Kalou).

 Drogba ou Mário Gomez: quem leva a melhor?
 
Como eu disse no início, apesar de não ser a final dos sonhos, ou pelo menos que todos acreditariam que seria, será uma final intensa e um belo espetáculo, principalmente por tudo que envolve. Bayern apoiado pela torcida, desfalques de ambos os lados, possível primeiro título do Chelsea na Liga dos Campeões... enfim, será um jogo imperdível, sem dúvidas. E que vença o melhor!

3 comentários:

Felipe Duarte disse...

Muito bom Post David, considero o Bayer favorito, mas o chelsea ja mostrou que futebol tudo é possível ao eliminar Barcelona, além disso conta com Drogba, diferencial nessa reta final, de qualquer forma não acredito em goleada, deve ser jogo duro, truncado, quem sabe ate mesmo prorrogação.

Quando vai postar a analise da libertadores e seus favoritos?

Abraços

Unknown disse...

Fala maninho! Perfeita a análise. Acredito mais no Bayern pela equipe, mas é claro que o Di Matteo revigorou o Chelsea, que chega em melhor momento. Depois do jogo comentamos, mas acho que os alemães faturam o quinto título. Um abraço!

David Martins disse...

Pois é Duarte, acertou hein, com prorrogação e tudo. Drogba foi o diferencial, e trouxe a UCL para o Chelsea. Sobre a Libertadores, provavelmente farei um post antes das semifinais.

É Charles, erramos. Deu a zebra, haha. Di Matteo mudou o Chelsea.

Continuem acompanhando! o/

Postar um comentário