E o Campeonato Paulista acabou. Até que enfim, diga-se de passagem. Eu não sou contra o estadual, já que serve como uma pré-temporada, mas é muito longo e muitas partidas acabam não tendo qualquer tipo de incentivo, ainda mais quando oito equipes se classificam, e quem joga em casa sequer tem a vantagem do empate. E pior, correndo o risco de uma final praticamente sem emoção, como a de hoje. Mas enfim, vamos a análise do campeonato.
Dos grandes, obviamente o Santos foi o grande destaque, trouxe o Tri pra casa, e passou anos luz a frente de todos, mesmo tendo sido "apenas" o 3º na classificação geral, muito em conta de usar o time reserva em diversas partidas. O fator Neymar desequilibrou novamente, e não foi a toa que foi o artilheiro da competição, com 20 gols. Além dele, Ganso, Arouca e Alan Kardec foram importantíssimos para o título.
Já o São Paulo mais uma vez ficou no caminho diante do Santos, porém melhorou em relação ao apático time do ano passado. Talvez fosse esperado que o time teria dificuldades, afinal de contas sofreu uma enorme reformulação. Para se ter uma idéia, apenas Fernandinho estava no time titular que começou o campeonato Paulista de 2011. Mesmo assim, há muito o que melhorar, como o sistema defensivo, que deixou o time na mão em muitas partidas do campeonato. E também sofreu com as contusões, que tiraram Rogério Ceni, Wellington e Luís Fabiano de boa parte do campeonato (no caso do capitão, o campeonato inteiro). Apesar do revés, vale destacar os desempenhos de Cortês, Lucas (que quando quis jogar, fez a diferença) e Willian José, que na ausência de Luís Fabiano, manteve o ataque do São Paulo em alta, e terminou o campeonato com 11 gols, na quarta posição da artilharia.
O Corinthians "sobrou" na primeira fase do campeonato. Mesmo nos jogos com o time reserva, conseguiu vitórias e pontos importantes. Mas parecia que o time jogava pelo resultado, com vitórias magras e partidas não tão convincentes. E em uma dessas partidas, foi eliminado pela Ponte Preta, que dentro das suas possibilidades, jogou direitinho e aproveitou os erros do adversário. Mesmo assim, vale destacar os desempenhos de Paulinho e Willian, que apesar de intercalar a reserva e a titularidade, foi muito mais importante que Liédson, teoricamente o titular da posição.
E o Palmeiras mais uma vez decepcionou. Começou bem o campeonato, e "revelou" Barcos, que em suas primeiras partidas fez gols a rodo. Ganhou o clássico do Santos e empatou com São Paulo, e jogou bem ambas as partidas. Mas depois que perdeu o clássico para o Corinthians, desandou a maionese, a ponto do time terminar em quinto e ter que decidir fora, o que matou a equipe, que já tinha perdido para o Guarani na fase classificatória, e perdeu denovo na fase final. Do time, podemos destacar Marcos Assunção (e no seu aproveitamento absurdo nas bolas paradas) e Barcos, que ajudou o time a conseguir a vaga para as finais.
Agora vamos para algumas estatísticas e a seleção do campeonato, na minha opinião.
Artilheiro: Neymar - 20 gols
Média de Gols/Jogo: Neymar - 1.25 gols/jogo
Mais Hat-tricks: Neymar - 3 vezes
Mais Amarelos: Domingos (Guarani) - 9 Amarelos
Mais Vermelhos: Alan Mota (Ituano) - 2 Vermelhos
Revelação: Felipe (Mogi Mirim)
Melhor Partida: São Paulo 3x2 Santos (menção honrosa pro Choque-Rei)
Gol mais bonito do campeonato: Hernán Barcos (Palmeiras) x Linense
Seleção do Campeonato
Goleiro: Rafael (Santos)
Lateral Direito: Oziel (Guarani)
Zagueiro: Neto (Guarani)
Zagueiro: Durval (Santos)
Lateral Esquerdo: Cortês (São Paulo)
Volante: Arouca (Santos)
Segundo Volante: Paulinho (Corinthians)
Meia Direita: Fumagalli (Guarani)
Meia Esquerda: Renato Cajá (Ponte Preta)
Segundo Atacante: Neymar (Santos)
Atacante: Hernane (Mogi Mirim)
Parabéns ao Santos pelo tricampeonato, sobra demais no estadual. E agora falando sobre o estadual em si, tomara que a FPF possa bolar uma forma melhor para esse Campeonato Paulista. Passamos praticamente um mês com os 8 já classificados já definidos, e só tivemos emoção nas semifinais, porque nem na final houve emoção, até porque pra um time considerado grande já seria difícil reverter os 3x0, imagina para o Guarani com desfalques. Cinco meses de campeonato é demais. Deveriam ter uma fórmula na qual tivéssemos os grandes se enfrentando, ou a volta do Rio-SP, seria muito mais competitivo e emocionante. Mas por enquanto só nos resta torcer pra uma melhoria no campeonato de 2013.
6 comentários:
Boa analise, apesar de não ter acompanhado nem o SP direito pois onde moro é mais o campionato local mesmo, e na band é muito chato o neto falando bobagem. Sucesso no Blog, Davitch
Ótimo texto, David. Acho que além dos 4 times grandes, devemos ressaltar o desempenho do Guarani que vinha sendo tratado como clube falido e foi reerguido, surpreendendo com o grande trabalho do técnico Vadão e chegando a final do campeonato. Além de algumas boas apresentações de alguns dos jogadores, citados na sua seleção do Paulistão. Abraço!
Acho que Arouca e Paulinho competem pela mesma posição, ambos saem mais pro jogo e deveriam ser considerados segundos volantes.
E a revelação pra você? Pra mim, Bruno Mendes, do Guarani.
Valeu Anônimo '1'! :P
Valeu Alexandre! E nessa semana farei um post sobre Ponte Preta e Guarani, o "ressurgimento" de ambos pro futebol.
Anônimo '2', discordo. Em 2010 o Arouca jogou praticamente como único volante do Santos, e deu conta. E hoje, quando o Adriano não joga, o Arouca que fica mais preso, então coloquei ele e Paulinho, seria um "pecado" deixar um dos dois de fora. E sobre a revelação, bem lembrado, tinha esquecido de colocar, mas já atualizei, pra mim foi o Felipe, do Mogi Mirim, e que pertence ao Palmeiras.
Valeu e continuem a freqüentar o blog, haha. Abraços!
Bom texto david, parabéns pelo blog.
No entanto discordo no que diz respeito ao Corinthians, e a importância do willian, ele na verdade não fez um bom campeonato, entrou devido a má fase do liedson mas não é da mesma posição(seria o Elton), enquanto o liedson é centroavante clássico, o willian joga pelo lado, fechando a lateral.
O Paulinho realmente foi o destaque, mas citaria também o Ralf, Danilo, que fizeram um excelente campeonato além do alex que apesar da reserva em alguns jogos merecia estar na seleção pois sempre quando entrou decidiu.
É isso, parabéns novamente, poderia fazer uma analise da libertadores, seria interessante.Abraço!
Obs:A zaga que menos tomou gol no campeonato poderia ter pelo menos um reprentante na seleção né...hehhee
Opa, valeu Duarte!
Eu comentei do Willian porque, por algumas partidas que vi, ele fez gols ou entrava bem, dando correria e fazendo jogadas. E realmente, entrou devido a fase do Liédson, e mesmo assim não é centro-avante, mas o Tite prefere usá-lo em vez do Élton.
E coloquei os jogadores que foram mais importantes pra suas equipes na seleção, por isso Alex, Ganso e Lucas, por exemplo, não estão. Pra mim, Cajá e Fumagalli foram muito mais importantes pros seus times.
Valeu aí e continue acompanhando! Abraço!
Postar um comentário