Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Brasil perde para o melhor do mundo.



E a seleção brasileira encerrou a preparação para as Olimpíadas de forma preocupante. Depois de perder pro México jogando de maneira horrorosa, perdeu para a arquirival Argentina, com constantes falhas defensivas. O Brasil agora só volta a campo nas Olimpíadas, que ocorrem de 27 de Julho a 12 de Agosto. A lista final com os 18 convocados sai no dia 6 de Julho.

O Jogo

O Brasil foi a campo com quase o mesmo time das outras partidas, mas com mudanças na zaga. Por conta de lesão, Thiago Silva não jogou, entrou Bruno Uvini. E pelas más atuações, Rafael ganhou a vaga de Danilo. Enquanto isso, a Argentina começou com um time menos ofensivo comparado ao que jogou contra o Equador, com Sosa no meio, e Agüero no banco. E a seleção brasileira começou bem a partida, tendo até o domínio do jogo. E abriu o placar em uma falta cobrada por Neymar, e que Rômulo (em posição irregular) completou para o gol. Mas o gol não abalou a Argentina, e aproveitando erro de Sandro, que até então vinha muito bem, Messi empatou. Logo depois, tabela entre o melhor do mundo e Dí Maria, e o camisa 10 saiu na cara de Rafael, driblou-o e mandou pro fundo do gol, virando a partida. E o primeiro tempo terminou assim.
No segundo tempo, ambas as equipes voltaram iguais. Brasil atacando em busca do empate, e a Argentina aproveitando os erros da seleção brasileira. E depois de algumas chances perdidas dos dois lados, Oscar e Damião aproveitaram o entrosamento, e após bela parede do atacante (talvez a única grande jogada dele dentro dos quatro jogos), o camisa 10 invadiu a área e bateu na saída de Romero, empatando. Aos 26 minutos, Hulk virou pro Brasil, após erro grosseiro do goleiro Romero, que soltou a bola nos pés do atacante. E o forte da partida não eram as defesas. Aos 30, em escanteio de Messi, Uvini apenas observou Fernández subir e empatar a partida denovo. Mas o melhor ficou para o final. Aos 39, Messi passou por Marcelo, arrancou em direção a área, e mandou um lindo chute no ângulo, golaço com selo Messi de qualidade. Depois daí, a única coisa que vale destaque (negativo) foram as expulsões de Marcelo e Lavezzi. O brasileiro sofreu a falta, e deu um soco no rosto do argentino enquanto caia, e Lavezzi tentou tirar satisfação com o brasileiro, quase o agredindo. No clássico das péssimas defesas, brilhou a estrela do (disparado) melhor do mundo.

Messi x Neymar
É até injusta a comparação. Mas pior ainda, é achar que o brasileiro está acima do argentino. Não só pelo jogo de hoje, mas por sempre. Hoje apenas foi um bom exemplo, a diferença de "decisão" de um para o outro. Neymar pegou 3 bolas, não concluiu em nenhuma e reclamou de dois pênaltis. Messi pegou 4, fez 3 gols e sofreu uma falta na entrada da área, na outra oportunidade, que se não fosse parado, fatalmente faria o gol. E não é demérito algum o Neymar não chegar aos pés de Messi, afinal o argentino é o melhor do mundo. Neymar é de longe o melhor da América, mas o mundo é enorme, e pra isso ele precisa "provar" na seleção e no Santos (a nível mundial) que pode ser o novo número 1. E pra quem acha que o argentino é o que é só por causa de Xavi e Iniesta, é melhor repensar sobre. Até porque acho que Sosa e Gago não são tão bons quanto Xavi e Iniesta. Só acho...

Camisa 10
É muitíssimo provável que o camisa 10 da seleção nas Olimpíadas seja Oscar. Aproveitou bem demais a oportunidade que teve nessas quatro partidas, fez um gol hoje e jogou razoavelmente bem em todas, coisa que nem o Ganso quando teve uma certa sequência conseguiu fazer. Pra mim, Ganso tem muito mais visão de jogo que Oscar, mas sua lentidão atrapalha muito, fora o fato de se "esconder" em algumas partidas. Oscar pode não ter decidido nenhum grande jogo, mas se mostrou mais útil ao esquema, com bons passes e dando velocidade ao time. Se for titular, será por merecimento.

Camisa 9
Enquanto a 10 tá bem servida, a 9 tá com um grande problema. Damião não é ruim, mas na seleção tem o mesmo problema do Ganso, não joga como se deve. Foi titular nos quatro amistosos, e não marcou nenhum gol. Sua melhor jogada foi hoje, na parede que fez no gol do Oscar. Enquanto isso, seu reserva, Alexandre Pato, mesmo entrando no final das partidas, conseguiu marcar um gol, contra o EUA. Nas Olimpíadas ambos podem dar conta, mas na Copa, se não melhorarem drasticamente, veremos um trintão no ataque, como Fred (30 em 2014) ou Luís Fabiano (33).

Três acima dos 23
Nas Olimpíadas, cada seleção pode levar três jogadores acima de 23 anos para compor o time. Pelo que Mano tem mostrado, os três serão Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. E ele tá certíssimo em reforçar a zaga, que claramente é o setor mais fraco da seleção. Mas, se os três realmente forem os escolhidos, não entendo o porque Hulk foi titular em todas as partidas, já que tem mais de 23 anos. Lucas ou Ganso brigarão por essa vaga, mas talvez fosse algo que já poderia ter sido testado agora, e não só nas Olimpíadas.

Mesmo com os problemas defensivos, acredito que o Brasil tem ótimas chances de se dar bem nas Olimpíadas, até pela falta de concorrência. Mas é bem fato que Mano precisa corrigir a defesa urgentemente, além de decidir quem vai jogar no ataque. E principalmente, criar uma seleção sem Neymardependência, porque um jogo ruim dele pode acabar com as esperanças da primeira medalha de ouro.

1 comentários:

Unknown disse...

Não "Messi" com eles, hehe... Neymar firulou, Messi jogou... tá aí o resultado!

Postar um comentário