Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Libertadores: Começa hoje a grande final!



Hoje Boca Juniors e Corinthians começam a decidir a Libertadores da América 2012. Historicamente, o Boca vem como favorito, afinal já são seis Libertadores conquistadas, em nove finais. Já o Corinthians, chega em melhor momento e com um time melhor, principalmente defensivamente. Serão duas grandes partidas, com certeza.

Corinthians

 
A equipe brasileira hoje possui o melhor time do Brasil. Não por ter craques, porque não tem, mas sim por ter um time montado, que é consistente e sabe jogar. A força corintiana se dá principalmente por uma sólida defesa, que tem a proteção dos ótimos Ralf e Paulinho, além do "achado" goleiro Cássio. Na frente, tem Danilo, que não é um primor de técnica, mas é muito importante taticamente, e mais, é decisivo. Desde 2005, quando foi campeão pelo São Paulo, era decisivo, e continua hoje. Prova disso, por exemplo, foi o gol contra o Santos, que empatou a partida e classificou o time para as finais. Ainda possui Alex, que pode ser muito perigoso nas bolas paradas; Jorge Henrique, que também não é um primor de técnica, mas a raça acaba compensando; e Emerson Sheik, esse sim bastante técnico, e que pode decidir a partida a favor do time brasileiro. E Tite, que taticamente tem se mostrado muito bom. E claro, a parte mais importante: o time tem dado a alma em campo, coisa que é muito importante na Libertadores. Um correndo pelo outro, brigando em todas as bolas, respeitando a parte tática e jogando com o regulamento. Como eu disse aqui há algumas semana, esse Corinthians tem cara de campeão, porque está sabendo jogar a Libertadores, sem a obsessão de ganhá-la. Não vou me surpreender com o título, que além da parte boa, de "acabar" com a zoação do 'virgem das américas', seria em cima do Boca, que talvez seja o time mais temido, quando tratamos de competições sulamericanas.

Provável Escalação
Cássio; Alessandro, Chicão, Castán, Fábio Santos; Ralf, Paulinho; Jorge Henrique, Danilo, Alex; Emerson.

Retrospecto fora na Libertadores
Deportivo Táchira 1x1 Corinthians
Cruz Azul 0x0 Corinthians
Nacional 1x3 Corinthians
Emelec 0x0 Corinthians
Vasco 0x0 Corinthians
Santos 0x1 Corinthians

Boca Juniors

 
O Boca Juniors aposta na camisa. Time que já chegou a nove finais, e venceu seis, segundo maior vencedor da história da Libertadores. Apesar de não ter um time maravilhoso, igual o de 2001, por exemplo, tem um time que sabe jogar a Libertadores, e é frio. Então, mesmo se perder na Bombonera, não me surpreenderia em uma vitória aqui. É um time que dificilmente fica com a moral baixa e se abala. Além disso, a campanha é igual a de 2001, com o super time, com Riquelme, Schelotto, e o técnico Bianchi. Tanto lá, quanto agora em 2012, foram 27 pontos somados antes da final. E além dos números, conta com o maestro Riquelme, com o veterano Schiavi, e o goleador 'El Tanque', que também não é técnico, mas é decisivo. E o maior erro dos times que enfrentam o Boca é justamente subestimar Santiago Silva. Ele está lá para fazer gols, e ele faz. O problema do Boca é justamente Riquelme, ou melhor, a 'riquelmedependência'. Se ele jogar mal, o Boca também jogará mal. E isso pode ser determinante para decidir essa final. Mas, apesar do time ser inferior ao do Corinthians, é bom lembrar: a camisa pesa.

Provável Escalação
Orión; Roncaglia, Schiavi, Insaurralde, Clemente R.; Somoza, Ledesma, Erviti; Riquelme; Mouche, Santiago Silva.

Retrospecto em casa na Libertadores
Boca Juniors 2x0 Zamora
Boca Juniors 1x2 Fluminense
Boca Juniors 2x0 Arsenal de Sarandí
Boca Juniors 2x1 Union Española
Boca Juniors 1x0 Fluminense
Boca Juniors 2x0 Universidad de Chile

Confrontos entre as duas equipes
Amistosos: 7 (1 empate)
Corinthians: 2 vitórias - 12 gols
Boca Juniors: 4 vitórias - 19 gols

Jogos Oficiais
17/04/1991 - Boca Juniors 3x1 Corinthians - Libertadores, Oitavas de Final
24/04/1991 - Corinthians 1x1 Boca Juniors - Libertadores, Oitavas de Final
09/08/2000 - Boca Juniors 3x0 Corinthians - Copa Mercosul
19/09/2000 - Corinthians 2x2 Boca Juniors - Copa Mercosul

0 comentários:

Postar um comentário