Ontem e hoje foram realizadas as últimas partidas da primeira rodada da Euro 2012. As seleções "grandes" empataram, enquanto Croácia e Ucrânia foram as surpresas, com ótimos jogos. Como fiz com os primeiros dois grupos, vamos as análises de cada partida dos Grupos C e D.
Espanha 1x1 Itália - Melhores Momentos/Ficha Técnica
Outro "jogão" da Euro 2012, com as últimas duas seleções que venceram a Copa do Mundo, Itália em 2006 e Espanha em 2010. Porém, óbviamente, a Itália está toda mudada em relação ao time da Copa de 2006, enquanto a Espanha manteve a base Barça/Real. O técnico Del Bosque armou a Espanha com uma novidade, a ausência de um centro-avante, apostando na movimentação. Fábregas era o jogador mais avançado do time espanhol. Já a Itália se armou com três zagueiros, com De Rossi improvisado na posição. E como já era esperado, a posse de bola foi o ponto chave da Espanha no primeiro tempo, mas a equipe pouco finalizou. Por conta disso, a Itália que criou as principais chances do primeiro tempo, Cassano, Marchisio e Thiago Motta obrigaram Casillas a trabalhar. Já no segundo tempo, a Espanha voltou finalizando mais, mas quem perdeu a primeira grande chance foi a Itália, com Balotelli. O camisa 9 entrou sozinho na área, demorou uma eternidade, e Sergio Ramos chegou a tempo para desarmá-lo. Inclusive, o lance torrou a paciência do técnico Prandelli, que sacou Balotelli para colocar Di Natale, e acertou em cheio. Aos 16, Pirlo deu lançamento primoroso para Di Natale, que chutou na saída de Casillas e abriu o placar. Mas três minutos depois, a Espanha chegou ao empate. Após bela troca de passes, David Silva colocou Fábregas na cara do gol, e o meia empatou. Minutos depois, ambos saíram para as entradas de Navas e Torres. E a aposta no camisa 9 poderia ter sido certa, se Torres não tivesse perdido duas chances claríssimas. Na primeira, tentou driblar Buffon, que o desarmou (melhor que muito zagueiro por aí). Na segunda, tentou encobrir o goleiro, e mandou pra fora. Apesar das chances, o empate foi o mais justo.
Croácia 3x1 Irlanda - Melhores Momentos/Ficha Técnica
A Croácia veio apostando no seu poderio ofensivo, e apostando no ótimo Modric, enquanto a Irlanda apostava na retranca. E a equipe irlandesa se deu mal, já que logo aos 3 minutos, Mandzukic aproveitou sobra de cruzamento e cabeceou para abrir o placar. Atrás no placar, a Irlanda se lançou ao ataque, mas criava pouco, e assustava só em bolas paradas. E o empate veio assim, quando Kevin Doyle cobrou falta pelo lado esquerdo, e St Ledger subiu pra deixar tudo igual. Com o empate, a Croácia voltou a criar muitas chances, e aos 42, Modric chutou de fora da área, a bola pegou na zaga, e após erro do lateral Ward, a bola sobrou limpa para Jelavic, que colocou a Croácia novamente a frente do placar. No segundo tempo, a Croácia começou com tudo denovo, e após cruzamento da esquerda, Mandzukic cabeceou pro gol, a bola bateu na trave e na cabeça de Given, e morreu no fundo das redes. A partir daí, a Croácia administrou a vantagem. A Irlanda ainda reclamou um pênalti não marcado em Robbie Keane, mas o placar seguiu inalterado.
França 1x1 Inglaterra - Melhores Momentos/Ficha Técnica
Vindo de 21 partidas sem perder, a França veio com a moral em alta para o jogo, apostando no seu trio ofensivo formado por Nasri, Ribery e Benzema. Já a Inglaterra, que não poderá contar com Rooney por duas partidas, apostou em um ataque novo, com Chamberlain, Young e Welbeck. Apesar do início morno de jogo, a França que assustou primeiro, com chute de Nasri perto da trave. A Inglaterra respondeu com Milner, que driblou o goleiro, mas ficou desequilibrado e bateu para fora. Mas o próximo lance foi fatal. Gerrard cobrou falta da direita, Lescott aproveitou falha da marcação de Diarra, e subiu para abrir o placar. Logo depois, o francês teve duas chances de se redimir, mas foi parado pelo goleiro Hart na primeira, e errou a segunda. Mas aos 39 não teve jeito. Nasri arriscou novamente de fora da área, e mandou no cantinho, fazendo o primeiro gol de fora da área nessa Euro, e empatando a partida. No segundo tempo, a partida continuou morna, sem grandes chances, e ninguém mais conseguiu mexer no placar.
Ucrânia 2x1 Suécia - Melhores Momentos/Ficha Técnica
Uma das anfitriãs, a Ucrânia estreou no torneio apostando suas fichas no fator casa, e no ídolo Shevchenko. Já a Suécia, concentrou suas apostas em Ibrahimovic. E o jogo realmente foi concentrado em ambos. No primeiro tempo, Shevchenko teve três oportunidades, e desperdiçou duas. Na outra, chutou prensado, e no rebote mandou de cabeça pra dentro da área, a bola sobrou com Yarmolenko, que também foi prensado. Já a Suécia assutava em jogadas de Ibrahimovic, e em uma delas, cabeceou no contrapé de Pyatov, e acertou a trave, perdendo grande chance. Já no segundo tempo, as chances foram concluídas. Aos 7, Kallstron cruzou rasteiro e Ibrahimovic desviou pro fundo do gol, abrindo o placar. Mas três minutos depois, a estrela de Shevchenko começaria a brilhar. Yarmolenko cruzou da direita, e Sheva se antecipou a Mellberg para empatar. Dez minutos depois, se tornou histórico. Aproveitou escanteio da esquerda, e novamente de cabeça, virou a partida. A partir daí, a Suécia se lançou ao ataque e perdeu algumas oportunidades. Na mais clara, após linda tabela, Ibrahimovic chutou forte e Pyatov defendeu de manchete. Aos 36, Sheva saiu e foi ovacionado pela torcida local. E a vitória da Ucrânia se confirmou, justo pelo que fez Shevchenko, que por conta da condição física ficou ameaçado de não ir a Euro 2012, e por conta disso também, encerrará a carreira após o termino do torneio. Hoje os dois gols podem ter sido os últimos da brilhante carreira de Sheva. Torceremos para que não, para que Shevchenko possa encerrar a carreira de forma vitoriosa também. E histórica.
Shevchenko, 'O Cara' da primeira rodada da Euro 2012!
Próximos jogos:
Grupo A
Grécia x Rep. Tcheca - 12/06, 13h00
Polônia x Rússia - 12/06, 15h45
Grupo B
Dinamarca x Portugal - 13/06, 13h00
Holanda x Alemanha - 13/06, 15h45
Grupo C
Itália x Croácia - 14/06, 13h00
Espanha x Irlanda - 14/06, 15h45
Grupo D
Suécia x Inglaterra - 15/06, 13h00
Ucrânia x França - 15/06, 15h45
0 comentários:
Postar um comentário