Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Eurocopa 2012 começa agitada!



E começou o maior torneio de seleções tirando a Copa do Mundo, a Eurocopa, que esse ano é disputada nos países da Ucrânia e da Polônia. Ontem, tivemos os dois primeiros jogos, no Grupo A, e hoje os dois primeiros do Grupo B. Vou falar sobre cada partida, já que fiquei devendo uma análise das equipes. Mas na segunda fase devo fazer alguma análise, aguardem.

Polônia 1x1 Grécia - Melhores Momentos/Ficha Técnica
No jogo de abertura, a anfitriã encarou a Grécia, zebra de 2004, que venceu a seleção portuguesa de Felipão. A Polônia apostou no trio vencedor do Borussia Dortmund, o lateral Piszczek, o meia Kuba e o atacante Lewandowski, além de Szczesny, goleiro do Arsenal. E a Grécia apostava no trio campeão em 2004, o goleiro Chalkias, e os meias Karagounis e Katsouranis. E apesar de um primeiro tempo fraco, a Polônia levou a melhor, e abriu o placar com Lewandowski. E ainda foi beneficiada com a expulsão de Papastathopoulos, após dois cartões amarelos (exagerados).
No segundo tempo, o atacante Salpingidis, que havia entrado no intervalo, empatou logo aos 6 minutos, após vacilo da zaga polonesa. O gol abalou a Polônia, que viu sua situação piorar aos 24 minutos, quando Szczesny derrubou Salpingidis na área. Pênalti e expulsão do goleiro polonês. O que a Grécia não contava é que Tyton, goleiro reserva, fosse pegar o pênalti de Karagounis. Depois, Salpingidis ainda teve gol anulado, e o jogo perdeu o ritmo, terminando em 1x1.

Rússia 4x1 Rep. Tcheca - Melhores Momentos/Ficha Técnica
A Rússia foi a campo apostando na base do campeão nacional, com sete jogadores do Zenit, entre eles Arshavin, que encantou muita gente na campanha da Rússia, na Euro de 2008. Já a República Tcheca apostou na sua muralha Petr Cech, e nos veteranos Rosicky e Baros. E a Rússia levou a melhor. Dominou a primeira etapa, e chegou aos gols com Dzagoev e Shirokov, esse feito em jogada dos jogadores do Zenit.
Na volta do intervalo, a Rep. Tcheca diminuiu. Plasil deu belo passe para Pilar, que driblou o goleiro Malafeev e mandou pro fundo do gol. Na vontade de empatar, os tchecos se lançaram ao ataque, e deixaram espaços. Pavlyuchenko, que havia entrado no lugar de Kherzakov (que havia perdido algumas boas chances), participou dos dois últimos gols. Primeiro, deu uma assistência para Dzagoev marcar o terceiro, e fez o quarto em jogada individual. A Rússia por enquanto foi a única seleção que venceu e convenceu.

Holanda 0x1 Dinamarca - Melhores Momentos/Ficha Técnica
A Holanda veio como grande favorita para a partida, apostando na base vice-campeã mundial, e contando com jogadores em grande fase, como Van Persie. Já a Dinamarca, apostou no veterano Rommedhal, no contestado Bendtner, e no promissor Eriksen. E como já era de se esperar, a Holanda começou dominando a partida, e criou chances com Afellay e Van Persie. Mas quem não faz, toma. E aos 24, Krohn-Dehli aproveitou sobra de cruzamento, limpou a zaga e bateu por baixo das pernas de Stekelenburg, fazendo belo gol. O gol não afetou a Holanda, que continuou a criar chances, com Robben, acertando a trave, e Van Persie, obrigando o goleiro Andersen a fazer boa defesa.
No segundo tempo, a Holanda continuou criando inúmeras chances, com Van Persie, Afellay e Heitinga, mas quando não parava no goleiro Andersen, iam para fora. Van der Vaart e Huntelaar entraram e deixaram a Holanda ainda mais ofensiva. O atacante inclusive teve grande chance, mas não conseguiu tirar do goleiro Andersen, que fez a defesa e tomou a falta. Com uma forte marcação da Dinamarca, o placar se manteve inalterado, protagonizando a primeira zebra da Euro 2012. Porém, pra quem gosta de superstição, no seu único título europeu, em 88, a Holanda também começou perdendo. Resta saber se o "retrospecto" continuará esse ano.

Alemanha 1x0 Portugal - Melhores Momentos/Ficha Técnica
Contando com a base da Copa do Mundo de 2010, e do vice-campeão europeu Bayern de Munique, a Alemanha é uma das favoritas ao título, e protagonizou o primeiro "jogão" da Euro 2012 com Portugal, que aposta suas fichas no segundo melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. O jogo começou com a Alemanha partindo pro ataque, mas parando na marcação de Portugal. Porém, aos poucos, foi quebrando essa marcação, principalmente nos cruzamentos, mas Podolski e Muller perderam boas chances. No fim do primeiro tempo, quase foram castigados. Pepe pegou de primeira sobra de escanteio, a bola pegou no travessão, na linha e saiu.
No segundo tempo, o ritmo continuou igual ao primeiro, com a Alemanha perdendo chances, e Portugal apostando nos contra-ataques de Nani e Cristiano Ronaldo, que quase abriu o placar, mas demorou a finalizar e foi travado por Boateng. Mas aos 27 minutos, o cruzamento deu certo. Khedira cruzou e "Super Mário", também conhecido como Mário Gomez, cabeceou sem chances para Rui Patrício. Após o gol, Portugal se lançou completamente ao ataque, e teve três grandes chances. Nani mandou no travessão, e Cristiano Ronaldo e Varela pararam em ótims defesas de Neuer. Mas acabou mesmo 1x0, e a Alemanha pôde comemorar três pontos valiosos no "grupo da morte".

1 comentários:

Unknown disse...

Maninho, o goleiro Tyton da Polônia fez seu primeiro jogo oficial pela sua seleção e seu primeiro lance foi pegar o pênalti. Imagino o status dele agora em seu país né? hehe... Gostei do time russo e acho que apesar da vitória, a Alemanha ficou devendo. Portugal não tem muito a oferecer pois depender do Cristiano Ronaldo é dose (não entendo como tem gente que ainda acha ele melhor que o Messi, a diferença é simples, o argentino decide), a Dinamarca supreendeu mas não dá para saber se vai conseguir algo e a Holanda se complicou num grupo que já é complicado. Quanto à Polônia, Grécia e Rep. Tcheca, nada demais num grupo que deve dar a Rússia tranquilamente em primeiro.

Postar um comentário